Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
Tiago 1:2-3
Não julgue a Deus, nem sua obra, pelo que você está vendo hoje.
Você está vendo um monte de fios, de diversas cores, mas o tapeceiro sabe a bela obra que esse emaranhado irá se tornar.
O Cristão pode ter alegria em meio às tribulações pq ele vive em função das coisas mais importantes. Jesus foi capaz de suportar a cruz “em troca da alegria que lhe estava proposta” (Hb 12:2), a alegria de voltar para o céu e, um dia, compartilhar sua glória com a Igreja.
W. Wiersbe sabiamente disse:
“Os valores definem as avaliações.
Quem valoriza o conforto mais do que o caráter considera as tribulações perturbadoras.
Quem valoriza as coisas materiais e físicas mais do que as espirituais não pode “[ter] por motivo de toda alegria o [passar] por várias provações.
Viver apenas em função do presente, sem pensar no futuro, fará com que as tribulações nos tornem amargurados, não aperfeiçoados.“
Que os valores sejam ajustados para vivermos em função do que verdadeiramente é importante, que a luta seja enfrentada com alegria, gerando frutos de vida hoje! Que Deus seja Glorificado.